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Aulas de Yoga - Aulas de Yoga para iniciantes - Vila Madalena - Pinheiros

O Espaço Girassol está situado na Vila Madalena na cidade de São Paulo, com modernas instalações, ministrando aulas de Yoga para iniciantes e praticantes. Venha fazer uma aula experimental e gratuita de Yoga conosco. Ligue e agende sua aula!


Hatha Yoga: Para iniciantes e praticantes em busca de autoconhecimento, alinhamento da coluna, flexibilidade, equilíbrio, concentração e tônus muscular.

O Espaço Girassol oferece aulas de Hatha Yoga, um dos melhores benefícios que você pode agregar ao seu dia-a-dia. Sua prática é benéfica para a saúde geral, especialmente para a respiração e a circulação. A concentração obtida em cada asana (postura física) é essencial para o alcance da meditação. O Hatha Yoga é uma escola do Yoga Clássico e sua prática milenar preserva muitos dos conceitos originais do Yoga. Exercite o Hatha Yoga regularmente no Espaço Girassol para alcançar ganhos significativos em sua qualidade de vida.

Leia mais sobre o Hatha Yoga:

Origem:
O nome desse estilo de Yoga é composto de Ha que significa Sol e Tha que quer dizer Lua. Juntos, são a harmonização do prana (energia vital) solar com o prana lunar. Isso traz um grande equilíbrio interior de mente e corpo ao praticante, com resultados benéficos ao organismo, à mente e à sua essência interior.

Características:
A prática do Hatha Yoga é a realização de suas técnicas:
- Exercícios respiratórios (pranayamas)
- Posturas físicas (asanas)
- Técnica de descontração física e mental (yoganidra)
- Concentração e meditação

O Hatha Yoga faz com que o corpo adquira tônus muscular, tornando-se mais flexível e relaxado. Traz vitalidade, saúde e ajuda no processo de cura de doenças físicas. Com uma alimentação adequada, o corpo passa por uma limpeza, em que toxinas e impurezas são eliminadas, enquanto vitaminas e minerais são absorvidos mais facilmente. Quando o praticante encontra pureza e controle, ele finalmente atinge a meta da Yoga: autoconhecimento, realização, compreensão.

Indicações:
Indicado para iniciantes e praticantes. Homens e mulheres de todas as idades que buscam o autoconhecimento, queiram aprender a respirar de uma forma correta, conquistar um alinhamento da coluna vertebral, aumentar a flexibilidade do corpo, o equilíbrio, melhorar a concentração e ganhar tônus muscular.

Benefícios com as aulas de Yoga (Ioga)

São muitos os benefícios oferecidos com as aulas de Yoga (Ioga), entre eles:
-Melhora do tônus muscular
-Aumento na capacidade de concentração e autoconhecimento
-Melhora a respiração
-Aumento da coordenação motora e consciência corporal
-Aumento da flexibilidade e vitalidade corporal

Duração das aulas de Yoga: Cada aula dura 1 hora.

aulas de Yoga na Vila Madalena

Dúvidas Frequentes:

Para fazer aulas de Yoga (Ioga) é necessário ser avaliado antes por um médico?

Dentro de uma escola tradicional de Yoga não... Já que tudo é feito de uma maneira pausada, dentro da limitação de cada um, com poucos alunos por classe, o que permite um acompanhamento atento por parte do instrutor, porém hoje em dia nas academias e em espaços que não estão 100% voltados para a prática, a avaliação médica solicitada é bastante comum e em nada atrapalha, o que não isenta o aluno de sua responsabilidade em respeitar limitações. Um atestado médico é importante para o aluno e também para o instrutor saber quais posturas este poderá ou não fazer em sala de aula, caso haja algum problema de saúde mais grave.

As aulas de Yoga (Ioga) estão vinculadas a alguma seita ou religião?

Não, de forma alguma... o yoga conecta o indivíduo a si mesmo e ao universo. Yoga é ciência, método de autoconhecimento, que sutiliza o indivíduo e naturalmente o conecta assim.

Nas aulas de Yoga (Ioga) os exercícios físicos estão relacionados a qualquer outra atividade física, onde o mínimo recomendável é de 2 vezes por semana?

O yoga é uma atividade interna, que deve ser levada para o seu dia-a-dia, porém, o ideal é que seja feita uma aula no mínimo 2 vezes por semana com um instrutor qualificado. Este deve orientar e também estimular o praticante a avançar sozinho, fazendo algo também em sua própria casa.

Nos exercícios físicos de uma aula de Yoga (Ioga), caso eu não consiga fazer algum, o meu desenvolvimento nas aulas sofreria algum prejuízo?

De jeito algum, sofrer prejuízo sugere que você está comparando sua prática à dos demais... Não, a prática é individual e a cada momento há conquistas em seu corpo, desde que haja presença, atitude mental, disciplina.

Os exercícios de Yoga podem propiciar a perda de gordura?

Sim, embora jamais este possa ser o foco ou objetivo. A ação das posturas sobre o sistema endócrino traz alguns resultados com o peso, há também a circulação, e massagens sobre os órgãos internos, o sistema linfático... que trazem um certo resultado “ desinchando” ... também nos tornando mais atentos à alimentação e por aí vai.

Pessoas com dificuldades de mobilização, sejam estas por excesso de peso ou quaisquer deficiências, podem praticar aulas de Yoga (Ioga) ?

Sim, porém limita... é necessário aí algo mais personalizado, um acompanhamento mais atento, deve-se desenvolver uma série de posturas específicas para que realmente haja um conforto e bem-estar tão propícios à prática de yoga.

Quando a prática do Yoga não é recomendável?

Em momentos de crise de estados de depressão ou outros distúrbios psíquicos, porém como prevenção ou manutenção desses tratamentos é altamente recomendável.

Por que a prática do Yoga (Ioga) melhora a autoconfiança?

Porque passamos a respirar conscientemente, o que oxigena o cérebro e nos traz um estado de lucidez, há também a postura que quando alinhada permite a fluidez da respiração e um estado mental saudável e positivo já que a cabeça fica no prolongamento da coluna.

Uma pessoa fumante pode ter alguma dificuldade em praticar corretamente os exercícios de respiração do Yoga (Ioga) ?

Há alguns exercícios respiratórios no yoga que trazem contra-indicação aos fumantes, é preciso apenas ser sincero com seu instrutor e este saberá o que pode ou não ser feito. Quanto às limitações isso é óbvio... tonturas, enjôos podem ser naturais nesse processo. É necessário então muita disciplina e força de vontade para continuar e abandonar o vício e não a prática.

Após quantas aulas posso sentir uma evolução do meu físico e mente pela prática do Yoga (Ioga) ?

Ao contrário do que se pensa, os resultados com o yoga vêm de um modo geral, dependendo é claro da dedicação de cada um, de maneira bem rápida. Nas primeiras duas semanas a qualidade do sono, por exemplo, já melhora muito.

A prática do Yoga (Ioga) pode ser em qualquer ambiente?

Sim, ao ar livre, junto à natureza, na sua própria casa, na praia, enfim...qualquer lugar onde você possa se sentar em silêncio por alguns instantes, respirar profundamente, se mover de forma consciente e aquietar a mente. Já dentro de uma sala de aula, a sala deve ser bem ventilada, o ambiente silencioso, uma sala de prática deve conter o mínimo de informações (exemplo: quadros, enfeites, almofadas ou quaisquer outros objetos de decoração) isso para evitar estímulos externos tão comuns no dia-a-dia e convidar a mente a uma interiorização.

O que é um mantra?

Uma técnica de vocalização de sons que traz a mente a um estado de concentração preparando-a para a meditação. Man = Mente / Tra = Libertação

Qual a importância do mantra no Yoga?

Prepara o praticante e o ambiente, alterando a freqüência de ambos, para a concentração e a meditação.

Como avaliar se uma escola de Yoga (Ioga) é boa?

Observe se o ambiente é adequado e preparado para a prática, observe também a higiene, o silêncio e se há bons instrutores que consigam sempre que possível, brilhar o enfoque ocidental da prática, evitando assim que ela se torne uma ginástica.

Seria mito ou verdade que um praticante de Yoga (Ioga) consegue se “desprender” do corpo através da meditação?

Mito e dos mais tolos... Meditação é estar presente, a viagem é para dentro. Quando em meditação você se pegar por aí saindo do corpo, visitando lugares, vendo coisas... você caiu na pegadinha da sua mente! Isso pode ser uma experiência psíquica e só. Volte, então concentre-se de novo no alinhamento do corpo, no fluxo da respiração e recomece. Quantas vezes forem necessárias.

Seria verdade que um praticante de Yoga (Ioga), no seu dia-a-dia, consegue administrar melhor seu momento de alto estresse?

Pura verdade, desde que as ferramentas de sala de aula venham para o dia-a-dia do praticante de yoga. Um exemplo de ferramenta do yoga são os exercícios respiratórios que oxigenam o cérebro nos trazendo o tão almejado equilíbrio e uma maior lucidez em momentos difíceis e de muito estresse. Com equilíbrio as melhores decisões são tomadas seja em nossas vidas, seja em nossa casa, em relacionamentos, no trabalho, com nossa família e amigos. Muitos alunos após meses de prática nos contam que foram promovidos de cargo em seus trabalhos. Isso sim é um feed back fantástico!

É verdade que durante a meditação consumimos menos oxigênio?

Sim, durante a meditação reduzimos e muito a freqüência cardíaca, se estivéssemos sendo monitorados seria como se dormíssemos... assim o consumo de oxigênio também é reduzido.

O Espaço Girassol leva também aulas de Yoga (Ioga) até você ou sua empresa, informe-se conosco.

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Ligue e agende sua aula! (11) 2925-9000 / 3034-4449

 
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